Pelo avanço da ornitologia no Brasil, um grupo de criadores do município de Nova Petrópolis – RS, se reuniu com o propósito de criar uma associação. Após levantados todos aspectos legais exigidos, o estatuto foi lavrado e posteriormente registrado, dando então a abertura oficial da SORH – Associação Ornitológica Região das Hortências, na data de 28/07/1999.

Neste mesmo ano já foram solicitadas anilhas para os membros associados no clube, os quais passaram a anilhar seus filhotes para poderem concorrer nos campeonatos levando o nome da SORH, sendo que no ano seguinte o clube já passou a ter o sócio Campeão do Campeonato Brasileiro. Em outubro de 2009 a SORH adquiriu um terreno situado na Estrada Geral Fazenda Pirajá nº 774, no município de Nova Petrópolis-RS, onde está sendo construída a sede do clube, com área de 521 m2.
Os sócios fundadores; Carlos Edvino Roloff, René Osmar Seefeld, Lineu Klipel de Barros, Milton Carlos Willrich, João Alfredo Gabriel de Souza, Jarci Elias de Moura, Andréas Bervian, André Luis Dall Agnese, Gilberto Mazuim de Oliveira, Volnei Bratz, Eloi Nelson Baumgarten, Ademir Munchen, Marcos David Michaelsen e Fernando dos Santos Reis, amantes da ornitologia, são os verdadeiros responsáveis pela criação do sigla SORH – Associação Ornitológica Região das Hortências, hoje reconhecida Internacionalmente pela qualidade de seus pássaros.